ATOS CONTRA ANISTIA E PEC DA BLINDAGEM OCORREM EM CIDADES MINEIRAS

AO MENOS, 30 CIDADES E 22 CAPITAIS FIZERAM PROTESTOS CONTRA A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO DA BLINDAGEM, COMO FICOU CONHECIDO O PROJETO APROVADO PELA CÂMARA NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA. A PROPOSTA, NA PRÁTICA, DIFICULTA A ABERTURA DE PROCESSOS CRIMINAIS CONTRA PARLAMENTARES.
EM MINAS, NOVE CIDADES, INCLUINDO A CAPITAL BELO HORIZONTE, LEVARAM PESSOAS ÀS RUAS PARA MANIFESTAR CONTRA AS DUAS PROPOSTAS.
A MOBILIZAÇÃO DESTE DOMINGO TAMBÉM FOI FEITA POR INTEGRANTES DA BASE DO GOVERNO NO CONGRESSO, BEM COMO CENTRAIS SINDICAIS, MOVIMENTOS POPULARES E OUTRAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL. ELES DESAPROVAM O QUE CHAMAM DE PEC DA BANDIDAGEM, DEVIDO AO POTENCIAL DE SUSPENDER A APURAÇÃO DE CRIMES.
EM BRASÍLIA, O ATO COMEÇOU ÀS 10 HORAS DA MANHÃ NA FRENTE DO MUSEU NACIONAL. O CANTOR CHICO CÉSAR ESTÁ CONFIRMADO PARA A PARTE MUSICAL DO ATO.
JÁ EM BELO HORIZONTE, NA PRAÇA RAUL SOARES, O ATO COMEÇOU ÀS 9 HORAS DA MANHÃ, COM A PRESENÇA DA CANTORA FERNANDA TAKAI.
EM VÍDEO NAS REDES SOCIAIS, O CANTOR CAETANO VELOZO DISSE QUE O MOVIMENTO DO CONGRESSO, DE APROVAR REGRA QUE SUSPENDE INVESTIGAÇÕES, NÃO PODE FICAR SEM RESPOSTA.
OUTROS ARTISTAS, COMO DJAVAN, MARIA GADÚ, O GRUPO OS GAROTIN E MARINA SENA TAMBÉM MARCARAM PRESENÇA.
A PEC DA BLINDAGEM, COMO APROVADA PELA CÂMARA EM REGIME DE URGÊNCIA, PREVÊ QUE QUALQUER ABERTURA DE AÇÃO PENAL CONTRA PARLAMENTARES DEPENDE DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA, DA MAIORIA ABSOLUTA DO SENADO OU DA CÂMARA.
PELO TEXTO, OS PARLAMENTARES TÊM 90 DIAS PARA DECIDIR SE AUTORIZAM OU NÃO A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL CONTRA UM COLEGA, A CONTAR DE QUANDO O SUPREMO ENVIAR O PEDIDO AO CONGRESSO.
DEFENSORES DA MEDIDA DIZEM QUE A PROPOSTA É UMA REAÇÃO AO QUE CHAMAM DE ABUSO DE PODER DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E QUE AS MEDIDAS RESTABELECEM PRERROGATIVAS ORIGINAIS PREVISTAS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988, MAS QUE FORAM MUDADAS POSTERIORMENTE.
OS MINEIROS SE REUNIRAM EM VÁRIAS LOCALIDADES DO ESTADO COMO: A CAPITAL, BELO HORIZONTE, JUIZ DE FORA, SERRA DO CIPÓ, UBERABA, UBERLÂNDIA, PIRAPORA, ITUIUTABA, ALFENAS E MONTES CLAROS.